Hipnose
FRASE
É um estado alterado de consciência e percepção caracterizado por um profundo relaxamento. Este estado permite o acesso a memórias e emoções, assim como, o resgate e a ampliação de recursos internos para melhorar a saúde e o bem-estar.
Os fenômenos hipnóticos ou fenômenos de focalização da atenção fazem parte da vida diária, ocorrem, por exemplo, quando as pessoas dirigem por algum tempo sem se dar conta do que havia no caminho, quando entram no lugar de um personagem num filme, quando se lembram de bons momentos da infância, quando sonham acordadas com algo que desejam.
Naturalmente as pessoas sabem como é entrar em transe e, em tese, como todos têm imaginação e a utilizam, todos podem ser hipnotizados.

FRASE
Funcionamento da hipnose
A hipnose acontece num contexto de interação e confiança pela motivação e aceitação da pessoa que entra em transe e deseja experimentar aquilo que lhe é sugerido. As pessoas têm mecanismos naturais de proteção e respondem a sugestões quando acreditam que o que lhes é dito pode ajudar ou simplesmente porque parece inofensivo.
O transe tem como base a sugestão e parece sono do ponto de vista fisiológico (atividade diminuída, relaxamento muscular, respiração suave), mas do ponto de vista mental a pessoa mantem-se num estado de atenção especial; normalmente permanece concentrada, alerta e com certo grau de consciência, podendo ouvir, sentir e falar. Num nível mais profundo de transe pode ocorrer um desligamento da atenção vigilante, a pessoa pode inclusive dormir e ser acordada.
De maneira geral, as induções hipnóticas são feitas sob medida para cada cliente e tem o objetivo de auxiliar a ampliação do contato com a sua sabedoria interna e acessar novas percepções e respostas com relação ao que lhe incomoda. Conforme o hipnoterapeuta Jeffrey K. Zeig: “A hipnose é uma maneira das pessoas escutarem seus próprios conselhos.”
Quando o objetivo é trabalhar psicoterapêuticamente alguma questão não basta saber utilizar a linguagem hipnótica e sugestionar é necessário conhecer o padrão de funcionamento do cliente, sua história de vida, suas questões emocionais, suas crenças e o seu sistema de valores para acessar sua mente mais profunda e possibilitar aprendizagens e compreensões que o auxiliem a crescer. Isto explica em parte o fato de que algumas pessoas procuram tratamentos que fazem uso da hipnose como ferramenta principal e não tem êxito.
FRASE
Conforme ressalta Sofia Bauer, psiquiatra e hipnoterapeuta mineira, outro fator de insucesso com o uso da hipnose evidencia-se quando as pessoas procuram alguém que faça “milagre de forma inconsciente”, isso não existe. A utilização da hipnose como recurso clínico, parte do princípio de que todas as pessoas têm forças e recursos, os quais, em muitos casos, estão adormecidos.
Quando o cliente procura ajuda e demonstra vontade de mudar e se desenvolver emocionalmente, a meta terapêutica será a de estabelecer uma situação ou criar uma experiência a partir da qual o cliente – através do uso da imaginação, da focalização da atenção, da criatividade – perceba recursos e potencialidades por si mesmo. A hipnose favorece a vivência das sugestões, mas não força o cliente a ter as vivências sugeridas.
FRASE
Regressão
É um fenômeno que pode acontecer quando a pessoa está em transe médio ou profundo e possibilita resgatar e transformar memórias. Durante a regressão as imagens, as experiências, as emoções e as sensações são evocadas de maneira intensa e aprendizados podem ser integrados. No entanto, as lembranças recuperadas só têm ação terapêutica quando articuladas adequadamente no contexto psicoterápico.
Todas as experiências vivenciadas constituem oportunidades de aprendizado e crescimento, são recursos que estão à mão, no entanto, em algumas situações e dependendo das circunstâncias, os aprendizados não acontecem espontaneamente, é como se houvesse um nó, um bloqueio que impede a pessoa de ir adiante. Através da regressão é possível afrouxar, desatar os nós.

Progressão
A forma mais simples de olhar o futuro é através do ensaio. Os exercícios de progressão possibilitam visualizar a si mesmo num futuro próximo onde já se conseguiu o que se deseja conseguir. O êxito da conquista é desfrutado com todos os detalhes o que cria e registra uma marca mnêmica, ou seja, as imagens visualizadas passam a fazer parte da realidade interna da pessoa facilitando sua realização. É importante destacar que em alguns casos existem crenças negativas, decisões limitantes ou emoções que impedem a pessoa de seguir adiante, de sonhar ou vislumbrar possibilidades, nestas situações torna-se necessário primeiro desfazer os nós.
FRASE
Auto-hipnose
É a habilidade de se colocar em estado hipnótico e conduzir o próprio transe. Qualquer pessoa pode aprender a induzir-se hipnoticamente e utilizar-se desta técnica para promover mudanças em seu estado físico e/ou mental.
Sabe-se que o ritmo cerebral natural das pessoas as leva a entrar em transe por aproximadamente dez minutos a cada hora. Conforme registra o hipnoterapeuta Stephen Paul Adler: “É nesses estados de transe que ocorrem nossas mais profundas aprendizagens, reaprendizagens, reprocessamentos e evolução pessoal. O transe nos conecta com a nossa sabedoria interior.”
No processo psicoterápico são instalados alguns comandos para facilitar o processo de auto-hipnose, o qual requer treino. A auto-hipnose é um recurso que auxilia a pessoa a se tornar autossuficiente, na medida em que aprende a entrar em transe e a conduzir o próprio transe conforme suas necessidades e objetivos.

Indicações
Dificuldades de ordem física ou psicológica, como controle da dor, distúrbios psicossomáticos e alimentares, problemas sexuais, insônia, dependência química, fobias, pânico, depressão, ansiedade, estresse, entre outras;
- Ampliação de sentimentos de autoestima, autoconfiança e entusiasmo;
- Aumento da energia vital, da resistência imunológica e melhora a capacidade de concentração, memória e aprendizagem;
- Descoberta e criação de realidades agradáveis e positivas.

Referências bibliográficas
BAUER, Sofia M. F.. Hipnoterapia eriksoniana passo a passo. Campinas: Livro Pleno, 2002.
ADLER, Stephen Paul. Hipnose Ericksoniana: estratégias para a comunicação efetiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
Artigos recentes:
  • - Insatisfação: primeiro passo em direção à mudança
41 3015-4033 / 99641-0706
Rua Pe. Anchieta, 2.050 Sala 203
Bigorrilho - Curitiba - PR
CEP 80730-000
Psicologa

Encontre a Psicologa Janice no Google+
Eureka! Fábrica de Ideias
Endereço